Água da Torneira

A água distribuída pela Águas de Barcelos é potável?

A água distribuída pela Águas de Barcelos cumpre com os critérios de qualidade da legislação vigente, sendo por isso potável.
A Organização Mundial de Saúde e a União Europeia consideram como potável a água que pode ser consumida por um indivíduo diariamente, durante toda a sua vida, sem representar quaisquer riscos para a sua saúde.
As primeiras normas relativas à qualidade da água destinada ao consumo humano surgiram há muitos anos, estipulando a ausência de microrganismos patogénicos e de componentes tóxicos prejudiciais à saúde. Com o tempo e o progresso científico registado, tais normas evoluíram e tornaram-se cada vez mais restritas, permitindo assegurar, hoje em dia, um controlo rigoroso da qualidade da água no ponto final de distribuição – a torneira do consumidor.
Em Portugal, as normas relativas à qualidade da água destinada ao consumo humano são fixadas pelo Decreto-Lei n.º 69/2023 de 21 de agosto, que transpõe para o direito interno a Diretiva (UE) n.º 2020/2184 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de dezembro.

Como comprova a Águas de Barcelos que a água distribuída é potável?

Através da realização de análises à água distribuída pela rede pública.

De acordo com as disposições legais em vigor, a Águas de Barcelos elabora e implementa um Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA), aprovado pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

O referido PCQA estipula a frequência e o tipo de análise a realizar e os locais onde serão recolhidas as amostras de água. A Águas de Barcelos efetua análises laboratoriais semanalmente, em laboratórios independentes e acreditados, previamente aprovados pela ERSAR.

Todas as análises são realizadas em laboratórios independentes e acreditados, previamente aprovados pela ERSAR.

Em complemento às análises regulamentares, a Águas de Barcelos realiza ainda um número significativo de análises de controlo operacional, ao longo de vários pontos do sistema de distribuição.

A Águas de Barcelos divulga os resultados obtidos nas análises da água distribuída?

Sim. Os resultados das análises são divulgados trimestralmente, conforme estipulado na legislação em vigor.

A Águas de Barcelos disponibiliza para consulta pública os Relatórios de Qualidade nos respetivos balcões de atendimento e aqui.

Na fatura também são apresentados, de forma resumida, os últimos resultados conhecidos, relativos ao controlo de qualidade efetuado na zona de abastecimento afeta a cada local de consumo.

 

Onde são recolhidas amostras para análise da água distribuída?

As amostras são recolhidas no interior de uma instalação ou estabelecimento, em torneiras normalmente utilizadas para consumo humano.

Sendo as amostras recolhidas na torneira do cliente, poderá a rede predial influenciar os resultados de qualidade?

Sim. O cliente é responsável pela sua rede predial (canalizações, reservatórios, torneiras, etc.).
Se a rede predial não estiver em boas condições de conservação e/ou manutenção, ou se houver alguma ligação ilícita a outra origem de água, os resultados das análises não serão representativos da água distribuída pela Águas de Barcelos.

O que deverei fazer para garantir a qualidade da água no interior da minha casa ou estabelecimento?

Deverá assegurar que a sua rede predial está em boas condições, quer de conservação, quer de manutenção. Os materiais utilizados na rede predial em contacto com a água devem ser adequados. Se existirem cisternas de água, estas deverão ser limpas periodicamente.
Por outro lado, nunca deverá permitir a entrada de água de outras origens (poços, minas, etc.) na sua rede predial.
As ligações ilícitas a outras origens de água poderão representar sérios riscos para a saúde. Além disso, a água proveniente dessas ligações ilícitas poderá contaminar a água da rede pública.

Por que motivo a água da rede pública apresenta por vezes cheiro e/ou sabor a cloro?

O cloro é um agente bactericida, adicionado à água na etapa final do seu tratamento – a desinfeção. O cloro cria uma barreira à deterioração da água. Tem por objetivo eliminar bactérias e outros microrganismos que possam contaminar a água durante o seu transporte e armazenamento, ao longo do sistema de distribuição.
A presença de cloro é fundamental para assegurar a qualidade microbiológica da água na torneira do consumidor. Embora a legislação em vigor não estipule um valor paramétrico para o cloro, é recomendado que a sua concentração na água distribuída seja de 0,2 a 0,6 mg/L.
A Águas de Barcelos tem mecanismos de controlo do cloro, na rede de distribuição, de modo a que possam ser tomadas medidas corretivas sempre que surjam desvios ao intervalo de concentrações recomendado.
Ainda assim, por vezes, o teor de cloro é suficientemente elevado para causar algum cheiro e/ou sabor, tornando a água menos agradável.

A água com cheiro e/ou sabor a cloro continua própria para consumo?

Sim. Dentro das concentrações de cloro normalmente encontradas em redes de abastecimento público, e mesmo que sejam pontualmente ultrapassados os valores recomendados (0,2 a 0,6 mg/L), a água continua própria para consumo.

É possível eliminar o sabor a cloro da água, tornando-a mais agradável ao paladar?

Sim. Existem alguns gestos simples que poderão eliminar o sabor a cloro da água:
  • Deixar a água repousar algum tempo, antes de ingeri-la;
  • Armazenar a água no frigorífico num recipiente de vidro fechado (por exemplo, uma garrafa ou uma jarra), antes de consumi-la. A temperatura irá neutralizar o sabor a cloro;
  • Adicionar umas gotas de limão ou umas folhas de menta à água.

E se a água apresentar coloração branca? Está própria para consumo?

Normalmente, a coloração branca deve-se à presença de ar dissolvido na água.
Esta coloração branca é passageira e desaparece rapidamente à medida que a água escoa através da torneira e o excesso de ar é libertado.
Encha um copo com água esbranquiçada e deixe-o repousar durante alguns minutos. Se a coloração desaparecer, a água continua própria para consumo (a coloração era devida ao ar dissolvido). Se a coloração persistir, deverá contactar a Águas de Barcelos.

Se houver um problema de qualidade na água distribuída, que medidas serão tomadas pela Águas de Barcelos?

A legislação em vigor estabelece todos os procedimentos que devem ser tomados em situação de incumprimento dos critérios de qualidade.
Se for detetada uma situação de incumprimento, a Águas de Barcelos inicia de imediato um processo de investigação para identificar as causas associadas, incluindo a realização de contra-análises. Seguidamente, são tomadas as medidas corretivas necessárias.
Quer a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, quer a Autoridade de Saúde local, são informadas de todo o processo relativo à situação de incumprimento, podendo atuar junto da Águas de Barcelos de acordo com as disposições legais em vigor.

O que é a avaliação e gestão do risco do sistema de abastecimento público?

Tendo por base o conhecimento do sistema de abastecimento que operamos, procedemos à identificação dos perigos (biológicos, físicos, químicos e radiológicos) e eventos perigosos que possam originar a contaminação da água, comprometer a sua segurança, ou implicar interrupções de abastecimento, à probabilidade da sua ocorrência e à severidade das suas consequências. Esta análise de risco baseia-se numa metodologia que contempla as seguintes fases:
1. Identificação de componente (Origem, Captação, Tratamento, Elevação, Armazenamento, Ponto de Entrega, Zona de Abastecimento) e respetivas etapas;
2. Identificação de eventos perigosos e tipo de perigos associado a cada evento;
3. Identificação dos parâmetros relevantes para cada perigo;
4. Classificação da severidade dos perigos e probabilidade da sua ocorrência;
5. Identificação das medidas de controlo na etapa ou etapa subsequente, por parâmetro;
6. Identificação de ponto(s) de controlo no plano de monitorização operacional, para cada parâmetro;
7. (Re)avaliação do Risco, considerando as medidas de controlo e os pontos de controlo estabelecidos e implementados;
8. Definição de ações de melhoria, se necessário.
A análise de risco é efetuada tendo por base o histórico de resultados analíticos dos últimos cinco anos e que são submetidos ao Regulador.

Quando é que é realizada a avaliação de risco?

A cada cinco anos, ou sempre que ocorra uma alteração legislativa, que se tenha conhecimento de um evento relevante (mesmo que noutra entidade gestora), ou se realizem alterações significativas no sistema de produção ou distribuição de água.

Qual o risco associado à estagnação da água em sistemas prediais de abastecimento de água?

As redes prediais de abastecimento são dimensionadas considerando a sua plena utilização, pelo que, durante períodos prolongados de encerramento ou de baixa frequência de edifícios como escolas, hotéis, ginásios, fábricas, comércios, entre outros, verificam-se episódios de estagnação de água em tubagens e/ou cisternas. Tal, pode resultar na perda de desinfetante residual e na migração para a água de substâncias dos materiais que compõem as redes prediais, fomentando dessa forma o crescimento de microrganismos e alterações nas características organoléticas da água.

O que devo fazer a fim de evitar os riscos para a saúde que advêm da estagnação da água na rede predial?

Por forma a proteger a saúde dos utilizadores da rede predial em relação aos perigos associados à estagnação da água, após períodos prolongados de encerramento ou baixa utilização (por exemplo para férias), recomenda-se:
1. Realizar descargas na rede predial para renovar a água nas tubagens, abrindo todas as torneiras da cozinha, dos chuveiros e lavatórios, durante 2 a 5 minutos, de uma forma sequencial, dependendo da dimensão da rede, e fazendo um mínimo de duas descargas em cada autoclismo;
2. Assegurar que os reservatórios e/ou termoacumuladores de água quente são esvaziados. Em alternativa, elevar a temperatura no equipamento a 70ºC, pelo período de uma ou duas horas antes da sua colocação em funcionamento, de modo a permitir uma temperatura mínima de 50ºC em qualquer ponto da rede de água quente e nomeadamente nos pontos de extremidade e no circuito de retorno quando existe;
3. Efetuar a limpeza e higienização de reservatórios de água, se existentes. Sobre o assunto pode ser consultada a Recomendação ERSAR n.º1/2018, publicada no sítio da ERSAR na internet.
4. Verificar o correto funcionamento de válvulas de segurança, válvulas redutoras de pressão e vasos de expansão;
5. Desmontar e limpar os filtros existentes nas torneiras e chuveiros para a higienização das peças, lavando-as com água e detergente e, por fim, deixando-as mergulhadas durante 30 minutos em água com lixívia comercial diluída a 0,05 % ou 0,1 % de cloro ativo. Por exemplo, a partir de uma lixivia com hipoclorito de sódio a 3 % de cloro ativo, pode usar cerca de 30 mL de lixivia para um litro de água. Algumas peças poderão ser desinfetadas com álcool etílico a 70%;
6. Avaliar o risco de proliferação de Legionella na água da rede predial, principalmente de centros comerciais, hotéis, ginásios, escolas, pavilhões gimnodesportivos e estabelecimentos onde se prestam cuidados de saúde. Se necessário, fazer o despiste da análise de Legionella na água selecionando alguns pontos críticos do sistema predial.
7. Em caso de dúvida, solicitar o apoio da sua entidade gestora do sistema público de abastecimento de água ou da autoridade de saúde local.
Estas medidas d

Leitura do Contador e Faturação

Como posso comunicar a leitura do contador?

Todos os meses, é possível fornecer a leitura registada no contador, para efeitos de faturação.

Pode fazê-lo através do site, do nosso número destinado à comunicação de leituras  ou e-mail. Em alternativa, pode também dirigir-se pessoalmente ao balcão de atendimento.

 

Deverá indicar sempre o seu código de identificação de leitura, conforme indicado aqui.

Contudo, de dois em dois meses, os leitores da Águas de Barcelos passam no local de consumo para recolha de leitura.

A Águas de Barcelos deve ter acesso ao contador? Com que periodicidade?

Deve permitir e facilitar o acesso dos contadores e rede predial aos técnicos da Águas de Barcelos, devidamente identificados, tendo em vista a realização de trabalhos no contador ou medidor de caudal quando exista e/ou ações de verificação e fiscalização, sempre que necessário.  O não cumprimento desta obrigação pode originar a suspensão do fornecimento de água, após as diligencias previstas na legislação aplicável.

Como se lê o contador?

Devem ser apenas considerados os números à esquerda da vírgula, ou seja, com o fundo de cor branca ou preta, correspondentes aos m3 de água consumidos. Devem ser desprezados os números a vermelho.

 

Saiba mais aqui

Quando é que a Águas de Barcelos lê o contador?

A Águas de Barcelos efetua leituras de 2 em 2 meses. No caso de não haver leitura, a fatura é emitida com base numa estimativa calculada pelo consumo médio apurado entre as duas últimas leituras consideradas válidas.

 

Pagamentos

Após a data limite de pagamento, posso efetuar o pagamento por multibanco?

Após a data limite de pagamento, deverá contactar telefonicamente a Águas de Barcelos, dirigir-se ao balcão de atendimento  ou enviar um vale postal ou cheque. Findo o prazo fixado na fatura sem ter sido efetuado o pagamento, a Águas de Barcelos irá notificá-lo para, no prazo de vinte dias, proceder ao pagamento devido, acrescido dos juros. Uma vez decorrido esse prazo sem que tenha efetuado o pagamento, a Águas de Barcelos pode suspender o fornecimento de água.

Tenho faturas em débito. Quais as consequências?

Serão acrescidos juros de mora, calculados até à data de pagamento. Será informado, através de aviso de corte, das faturas em atraso e da data em que passa a estar sujeito à interrupção do fornecimento de água e/ou processo judicial para recuperação de dívida.

Como posso pagar as faturas?

O pagamento pode ser feito através Payshop e Multibanco, utilizando a referência indicada na fatura. É ainda possível efetuar pagamentos através de transferência bancária.

 

Em alternativa também é possível efetuar o pagamento nos balcões de atendimento da Águas de Barcelos.

Posso receber as faturas em morada diferente da morada do local de consumo?

As faturas podem ser enviadas em papel para qualquer morada em Portugal continental. Para tal, basta que o titular do contrato o solicite por escrito, através dos meios de contacto que colocamos ao dispor ou nos nossos balcões de atendimento.

Se optar pela via eletrónica, poderá receber a sua fatura no seu e-mail, em qualquer parte do mundo.

Qual a periodicidade da faturação?

A faturação é feita mensalmente. Contudo, pode optar pela fatura bimestral (de 2 em 2 meses), evitando a estimativa de consumos. Saiba mais aqui. 

Tenho a água cortada por falta de pagamento. Como devo proceder?

Deve dirigir-se ao nosso serviço de atendimento para efetuar o pagamento das faturas em dívida, bem como para proceder ao pagamento da Tarifa de Restabelecimento e Caução (caso não opte pelo pagamento por débito direto), de acordo com o tarifário em vigor.

Fugas, Avarias e Reparações

O que fazer em caso de fuga de água?

Caso exista uma fuga de água na rede pública de abastecimento de água, deverá de imediato entrar em contacto com o serviço de Piquete, cujo contacto está disponível aqui .

Quem é responsável pela reparação das redes prediais/canalizações domiciliárias?

Compete ao proprietário ou usufrutuário dos prédios a conservação, reparação e renovação das canalizações que constituem os sistemas de distribuição predial. Define-se como canalização predial ou particular toda a canalização do edifício até ao limite da propriedade. Para reparação poderá interromper o fornecimento de água fechando a válvula de seccionamento, existente após o contador. Caso a avaria se localize na referida válvula, deverá solicitar à Águas de Barcelos a interrupção do fornecimento, para que esta possa proceder à reparação.

Quem é responsável pelos gastos de água numa fuga nas canalizações domiciliárias?

Os clientes são responsáveis por todo o gasto de água em fugas ou perdas nas canalizações dos sistemas prediais e nos dispositivos de utilização.

Testes de fumo

O que é o teste de fumo?

O teste de fumo consiste na introdução de fumo nos coletores de saneamento que, por sua vez, sairá através dos dispositivos públicos e privados, tais como sarjetas, grelhas, caixas de ramal, caleiras ou tubos de queda.
O fumo não deve entrar nas habitações, exceto nos casos em que existam problemas na canalização (fugas ou defeitos). No entanto, em canalizações pouco usadas pode surgir fumo devido à falta de água nos sifões, pelo que se sugere que o proprietário, após receber a notificação de realização do ensaio, se certifique de que estes funcionam corretamente pela introdução de alguma água nestes locais. Esta água servirá de tampão para o fumo não passar.

Qual é o objetivo dos testes de fumo?

Os testes de fumo têm como objetivo detetar defeitos nas canalizações e também ligações indevidas à rede de saneamento. Estes defeitos/ligações poderão provocar infiltrações de águas pluviais no saneamento.

As ligações prediais pluviais à rede pública de saneamento são ilegais?

Sim. Não é permitido por lei encaminhar as águas pluviais (da chuva) do domínio privado para o sistema público de drenagem de águas residuais.

Qual o problema da infiltração das águas pluviais na rede de saneamento?

A rede de saneamento foi concebida no sentido de drenar as águas residuais para instalações de tratamento. No entanto, em caso de chuva, poderá existir o escoamento de águas pluviais para esta rede, através de ligações indevidas de habitações, sarjetas ou tampas de saneamento mal fechadas, aumentando assim o volume de água a drenar e a tratar em sistemas que não foram dimensionados para tais volumes. Esta entrada de águas pluviais na rede de saneamento denomina-se por “afluência indevida”.

Quem efetua e como o teste de fumo na rede de saneamento?

O teste será conduzido por profissionais formados especificamente para este serviço, estando devidamente identificados como funcionários da Águas de Barcelos.
Um teste de fumo é uma injeção deliberada de fumo na rede de saneamento por forma a detetar-se por onde este escapa. O aparecimento de fumo pode indicar problemas na rede de saneamento, sendo garantida a presença no local de elementos da Águas de Barcelos para documentar a ocorrência através de fotografias.

 

Entrará fumo na minha casa?

Raramente o fumo entra nas habitações. Tal poderá acontecer devido a problemas nos sifões (sem água) ou defeitos na canalização. Caso o fumo apareça dentro de sua casa, deverá efetuar ventilação através da abertura de janelas ou portas.

O fumo é perigoso?

O fumo utilizado é inofensivo, quase sem cheiro, não tóxico e não provoca riscos de incêndio.

Alguém entrará em minha casa?

Caso haja necessidade de entrar em propriedade privada, os técnicos da Águas de Barcelos apenas irão fazê-lo com autorização prévia por parte do proprietário, mediante identificação.

Devo fazer algo para preparar a inspeção?

Durante o teste de fumo é injetado fumo opaco na rede de saneamento. Existe a possibilidade, embora reduzida, de entrar fumo nas habitações, através de ligações indevidas ou defeitos na canalização predial.

Por exemplo, caso o sifão não tenha água, pode existir a possibilidade de entrada de gases provenientes da rede de saneamento nas habitações. O sifão é um dispositivo instalado para impedir a passagem de gases e, por isso, deverá existir água no mesmo.

 

Sugere-se, por isso, que o proprietário, após receber a notificação de realização do teste, se certifique de que os sifões funcionam corretamente, introduzindo alguma água nestes locais. Esta água servirá de tampão para o fumo não passar.

 

Elogios, sugestões ou reclamações

Como posso apresentar sugestões ou reclamações?

Para qualquer questão, contacte-nos pelo formulário de contacto, ou através dos canais alternativos, à sua disposição.

 

Nos termos da Lei nº 144/2015, de 8 de setembro, para resolução alternativa de litígios, pode recorrer ao CIAB – Tribunal Arbitral de Consumo (https://www.ciab.pt/pt/barcelos).

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