A Águas de Barcelos tem como compromisso garantir o abastecimento público de água, assegurando os mais elevados padrões de qualidade, bem como a recolha, o transporte e tratamento das águas residuais drenadas no sistema público de Barcelos, em cumprimento com os princípios de sustentabilidade, equidade e de universalidade de acesso.
O sistema público de abastecimento abrange, em 2023, a totalidade das freguesias de Barcelos, com um nível de atendimento de 94%. A água distribuída provém, na sua quase totalidade, da Estação de Tratamento de Água de Areia de Vilar, gerida pela Águas do Norte.
O sistema público de drenagem e tratamento de águas residuais abrange 67 freguesias, com um atendimento de 70%. Mais de 90% das águas residuais drenadas na rede pública são tratadas na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Barcelos, com capacidade para o tratamento diário dos efluentes gerados por mais de 130 mil habitantes. As restantes águas residuais recolhidas no sistema público são tratadas na ETAR de Macieira de Rates e em cinco ETARs compactas.
É igualmente competência da Águas de Barcelos a gestão e reabilitação das infraestruturas existentes. Para estas contribui um forte investimento em tecnologia, sendo uma componente relevante no plano de investimentos da Águas de Barcelos com implicações diretas:
- ao nível da telegestão de equipamentos, permitindo aos operadores a monitorização do sistema de distribuição e recolha;
- na implementação e manutenção de um sistema de informação georreferenciado (SIG) das infraestruturas, com toda a informação relacionada com o cadastro das infraestruturas;
- na monitorização da qualidade da água distribuída;
- na monitorização das águas residuais tratadas em ETAR.